Notícias

MPE investigará suposta fraude eleitoral na cidade de Anapurus

O Ministério Público Eleitoral (MPE), sob a liderança do procurador José Raimundo Leite Filho na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Maranhão, validou a denúncia relacionada a um alegado esquema de fraude na emissão de títulos de eleitor na 24ª Zona Eleitoral. Esta prática está sendo atribuída à prefeita de Anapurus, professora Vanderly Monteles, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Vanderly Monteles, prefeita de Anapurus.

Conforme a Notícia de Fato número 1.19.000.000497/2024-14, o alegado esquema voltado para a transferência de 3 mil títulos de eleitor para o município de Anapurus foi trazido ao conhecimento do órgão encarregado de supervisionar a aplicação da lei. Isso ocorreu por meio de um pedido de providências apresentado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

De acordo com a peça acusatória obtida com exclusividade pelo blog do Thales Castro, o partido relata que no prédio principal da Prefeitura de Anapurus foi estabelecido um ponto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Neste local, são recebidos e processados os pedidos de alistamento e transferência de domicílio eleitoral, atividades que estão sendo realizadas por servidores públicos municipais.

A legenda também afirmou que a prefeita Vanderly Monteles tem apoiado transferências de domicílio e inscrições eleitorais de maneira fraudulenta. Permitindo que indivíduos residentes no município de Chapadinha possam participar das eleições deste ano como eleitores de Anapurus.

Com base nos relatos, o procurador José Leite Filho decidiu tomar três medidas importantes. Determinou a expedição de um ofício à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, solicitando a abertura de um inquérito policial. Isso ocorreu porque uma pessoa com prerrogativa de foro perante o TRE-MA foi apontada como uma das responsáveis pelas condutas ilícitas.

Além disso, ele enviou uma cópia da petição inicial e seus anexos à Promotoria de Justiça responsável pela 24ª Zona Eleitoral. Isso foi feito para que fossem tomadas providências junto ao Juízo da mesma zona eleitoral em relação aos fatos descritos na petição inicial e para acompanhar o processamento dos pedidos de alistamento eleitoral e transferência de domicílio eleitoral.

Por fim, ele encaminhou outra cópia da petição inicial e seus anexos à Corregedoria Regional Eleitoral. Essa medida foi tomada para que fossem adotadas as medidas consideradas apropriadas diante da notícia de prática de irregularidades no funcionamento do posto de atendimento da Justiça Eleitoral instalado nas dependências da prefeitura de Anapurus.

CLIQUE AQUI para ler o despacho da PRE - NF nº 1.19.000.000497/2024-14


Via: Blog do Thales Castro

Oportuniza-se o espaço para que a prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles, assim como o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), 24ª Zona Eleitoral, para que os mesmos possam fornecer esclarecimentos a respeito do assunto em questão, se assim desejarem.





Nenhum comentário