Tem início neste sábado (27) a 4ª edição da Copa Maranhão de Futebol
Apicum Açu foi o campeão da 1ª edição. |
A competição se consolidou e é a principal vitrine e certamente do calendário do futebol maranhense, após a conclusão do Profissional, no primeiro trimestre do ano.
Os atletas buscam esta disputa de alto nível para se manterem em atividade visto alguns não conseguirem "continuidade" no calendário de algumas equipes do profissional (Pinheiro, Cordino, Tuntum, Chapadinha, etc).
Na 1ª edição, realizada no ano de 2021, teve a equipe de Apicum Açu sendo campeão em cima de Buriti, seguido de Lago Verde e Bom Lugar, respectivamente 2022 e 2023.
São mais de 50 cidades com equipes participando desta edição que tem sua forma de disputa "mata-mata" (eliminatórias) desde a 1ª fase.
A premiação é vasta e o montante em dinheiro deve superar os 70 mil reais, além de outros benefícios ao campeão e vice (isentos da taxa de inscrição e entram somente na 2ª fase da edição seguinte).
Lago Verde foi campeão da 2ª edição. |
Bom Lugar foi campeão da 3ª edição. |
A competição tem uma comissão organizadora independente que promove a Copa com uma gestão democrática junto aos dirigentes das equipes e as rendas dos jogos (portaria) ficam sempre integrais às equipes "mandantes".
A mídia e plataformas de esporte têm sido parceiros deste projeto e a própria Copa MA dispõe de um canal no YouTube (dentre outras redes sociais) onde transmite alguns jogos do evento.
Também, a Comissão Organizadora recebe o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes (na pessoa do Secretário Naldir), apoio e incentivo de algumas empresas e personalidades que incentivam o esporte no estado (Bengô Açaí, Malharia Arte Final, Ezequiel França, Prefeito Alex Almeida e Arena São Francisco Bets).
A arbitragem de toda Copa fica sob a gestão da AMAFI, que é a Associação dos Árbitros do Estado do Maranhão e tem parceria com a CEAF/FMF.
Veja o vídeo chamada da 4ª edição, abaixo:
Nenhum comentário